Liceu 125 anos – Depoimentos: Carlos Magno Gibrail

 

Para esquentar a festa de amanhã, vamos relembrar o depoimento prestado pelo ex-aluno Carlos Magno Gibrail no Dia do Ex-Aluno em abril deste ano.

Liceu Coração de Jesus – aprendendo a aprender

 por Carlos Magno Gibrail

“1952 – Adhemar Ferreira da Silva ganha medalha olímpica em Helsinque, cria a volta olímpica e é punido por Jânio Quadros pelas faltas na Prefeitura – a Willys Overland instala fábrica de veículos em SP – morre Eva Perón – Getúlio Vargas começa a ter problemas por envolvimento de seu pessoal com perseguição ao jornalista Carlos Lacerda – é lançada a camisa canarinho da seleção brasileira. 

1952 – ano em que iniciei meu aprendizado ao aprendizado, aqui no Liceu Coração de Jesus. Cujo começo, começa no começo do dia. A ordem unida inicial, com o cotidiano panorama geral, o assunto do dia e algum comentário especifico sobre normas, procedimentos e comportamentos, evidenciavam o treinamento norteando forma e conteúdo, método e conhecimento. Não há como esquecer o Pe. Avelino, nos sorrisos e nos puxões de orelha. Muito menos o momento de seu falecimento e a homenagem no clássico do Pacaembu, com um respeitoso minuto de silêncio antes do jogo do Corinthians, time que amava.

E o esporte, parte importante do cardápio salesiano, tendo o futebol como pano de fundo, reiterando a origem italiana da congregação, mas não negligenciando a ginástica, o vôlei e o basquete, foram partes essenciais para a formação equilibrada e saudável de corpo e mente.

A disponibilidade do teatro e do cinema geraram uma iniciação apaixonada pelo espetáculo. Teatro de variedades com encenações de musicais. Não dá para esquecer o sapateado dos “Pobres de Paris” e muito menos a comédia “Trigonometria”. Embora o duplo prazer do show quando apresentado no horário de aula, mesmo que fosse pela enésima vez, como a “Vida de Dom Bosco” ou a “Escalada do Everest”, era insuperável. No teatro do Liceu, ansiedade só na entrega das medalhas no final do ano.

Os desfiles pela cidade, desde cedo motivaram um espírito de civilidade, patriotismo e organização. O IV Centenário de São Paulo teve participação inesquecível da nossa banda musical, que mais tarde transformou-se em fanfarra. Motivados provavelmente pelo Liceu, São Bento e Arquidiocesano a fanfarra passou a ter numero crescente de participantes e levou o Liceu a importantes conquistas nos desfiles e competições escolares.

A intensa atividade política do país não ficou incólume ao Liceu e no curso científico o Grêmio Pe. José dos Santos monopolizava concorridas disputas eleitorais, com direito a campanhas, debates e muitos oradores. Tive o prazer de presidir um mandato do Grêmio.

De “saia justas” recordo no ginásio de termos deixado o professor de desenho sem ação. Ao entrar em aula foi ovacionado a troco de nada. Pura infantilidade coletiva.

Do lado docente, numa prova de Geografia, o Pe. Francisco, melhor conhecido por Pe. Chicão, dada a sua voz e volume, ao examinar em prova oral o Tiepo, habitual ocupante dos assentos do fundo da classe, leu a pergunta sorteada e indagou sobre o Trópico de Capricórnio, ao que ouviu que passava pela Rua Helvetia.

Pe. Francisco, diretor, escancarou o vozeirão e alardeou por toda a classe a resposta. Para sua surpresa, todos sabiam que na Rua Helvetia passa o Trópico de Ca pricórnio e, perceberam que menos ele. Incômoda afirmação que o Prof. Benedito teve que fazer ao Pe. Chicão. Numa época em que se lecionava e se estudava Latim, Espanhol, Francês, Inglês, História Geral, História do Brasil, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, etc. e os exames eram escritos e orais, até que a vizinha Rua Helvetia poderia ficar no anonimato.

Falar, calar, praticar esporte, entender arte, teatro, cinema, política, ensinar – fizeram parte do acervo passado aos alunos nestes nove anos que estive aqui.  Não foi pouco.

Obrigado Liceu.”

Carlos Magno Gibrail, empresário, ex-aluno do Liceu, é doutor em marketing de moda e escreve, às quartas-feiras, no Blog do Mílton Jung: http://colunas.cbn.globoradio.globo.com/platb/miltonjung/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: