Documentários defendem manutenção do Liceu Coração de Jesus, no centro.

Clipagem Liceu – Folha de São Paulo – 06/11/2010

JAMES CIMINO DE SãO PAULO

Duas turmas de formandos em jornalismo, uma da USP e outra da Unip, resolveram fazer documentários sobre a história do Liceu Coração de Jesus, escola do centro de SP que completou 125 anos neste ano e vem sendo “engolida” pela cracolândia. Em 2009, a Folha relatou que a escola, onde estudou o escritor Monteiro Lobato, fecharia suas turmas de ensino médio por falta de alunos.

Gabriel Ribeiro, 22, da Unip, foi aluno do Liceu e, ao ler a reportagem, escolheu o assunto para seu trabalho de conclusão de curso. O documentário, produzido por ele e mais três, chama-se “Liceu: Ontem, Hoje e Sempre”. “Fiquei meio chateado ao saber e resolvi fazer a minha parte”, conta. Já o grupo de seis alunos da USP que produziu “No Sagrado Coração de São Paulo” disse ter tido dificuldade para filmar o entorno. A maneira para contornar a falta de receptividade dos “noias” foi fazer amizade com eles.

MELHORA

O advogado Michel Porcino, que criou com ex-alunos e ex-professores o movimento “Viva Liceu”, diz que a situação já melhorou. Segundo ele, também um ex-aluno, há cinco meses houve retirada de traficantes e usuários de crack. “O colégio aproveitou e investiu em arborização e iluminação.” O ensino médio, no entanto, deverá voltar em dois ou três anos. A administração do liceu pretende concentrar o trabalho no ensino fundamental para, depois, abrir novas turmas do médio, desta vez com mais alunos. FOLHA.com Assista aos documentários folha.com.br/ct824996

—————————————————————-

Comentários Viva Liceu:

Parabenizamos os estudantes de jornalismo da UNIP e da USP que ao longo deste ano mergulharam no cotidiano dos alunos do Liceu Coração de Jesus, para descobrir mais sobre sua história, tradição, dificuldades e alternativas, como as que propomos com o Movimento Viva Liceu. Ambos os documentários foram ricos, e nós, que acompanhamos parte das gravações, podemos imaginar o esforço despendido neste projeto.

Agradecemos a Folha de São Paulo, em especial ao James Cimino, que motiva o Movimento Viva Liceu a continuar luta em defesa de uma instituição tão importante na história de São Paulo, e ainda mais importante para as futuras gerações de estudantes.  Precisamos de colégios que além de que informação, possam contribuir para FORMAÇÃO dos seus filhos.

Neste sentido que acreditamos na força que o Liceu possui, já que consegue, com maestria, unir conhecimento com a transmissão de valores, para formar cidadãos éticos, preocupados com sustentabilidade e atualizados com que acontece na sociedade. 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: