Liceu Coração de Jesus na TV CULTURA – 26.02.2010

Segue link YOUTUBE da matéria veiculada pela TV CULTURA no dia 26.02.2010 sobre o Liceu Coração de Jesus, conduzida pelo reporter Rafael Fachim e imagens de Peterson Lourenço, no Jornal da Cultuta.

http://www.youtube.com/watch?v=skZXPf5Vqgg

Confiram depoimento do Pde. Mário Quilice, Pde. Bene (atual Diretor do colégio) e Michel Porcino (Viva Liceu). No começo, a linda mensagem de Grande Otelo sobre os tempos de Liceu:

“Lá no Coração de Jesus tinha um padre muito legal. Quando ele tinha que passar pito na gente, ele levava a gente para um escritório, dava um Guaraná e dizia: Olha, o essencial da vida é você não perder o respeito humano. “

Ontem é como hoje. A Matéria ficou linda. Parabéns a todos responsáveis da TV CULTURA (repórter, pauteiro, diretor, cinegrafistas, editor, etc.).

————

Descrição da Reportagem:

Narração: “Marcas de 1924. Deixadas por balas disparadas durante a Revolução Paulista. Mas as grades são bem mais antigas. Pertencem ao Liceu Coração de Jesus, primeiro colégio salesiano do Estado de São Paulo. Fundado em 1885, teve alunos ilustres como Monteiro Lobato e Grande Otelo: “Lá no Coração de Jesus tinha um padre muito legal. Quando ele tinha que passar pito na gente, ele levava a gente para um escritório, dava um Guaraná e dizia: Olha, o essencial da vida é você não perder o respeito humano. (Grande Otelo)” O Padre Mário possivelmente também tomava desse Guaraná. Ele foi colega de Grande Otelo: “Foi muito falador, muito alegre, muito comunicativo.” O padre chegou ao Liceu em 1932. Hoje ajuda a preservar a história da escola organizando o arquivo de fotos. “Era um dos colégios mais prestigiados de São Paulo, pelo número de alunos, pela garbosidade dos desfiles, pela disciplina que existia e pelo nível intelectual do colégio. (Pde. Mário)” Só que com o passar dos anos muitas coisas mudaram. Neste pátio, por exemplo, mais de três mil crianças e jovens se divertiram na hora do recreio. Hoje, o lugar é frequentado por pouco mais de 260 estudantes. Um dos principais motivos dessa diminuição de alunos é a localização do colégio, que fica bem no centro da região conhecida como Cracolândia. Esta é a realidade vista nas ruas próximas o colégio. “O Centro ficou deteriorado. A presença destes que estão viciados com drogas, o que a gente chama de Cracolândia, isso é uma adversidade. (Pde. Bene)” Para reverter esta situação, ex-alunos e ex-professores se reuniram e criaram o Movimento Viva Liceu. “O amor que eu tenho pela escola, as lembranças que eu tenho, me fizerem querer ajudar o colégio.  Junto com o Diretor a gente está discutindo a criação de um projeto de segurança pra ver se melhora a sensação de insegurança no entorno. Com diferentes formações acadêmicas, cada ex-aluno envolvido no projeto atua em uma área específica. Arquitetura, Administração, Publicidade, todos com um único intuito: manter a escola viva. “Quem foi aluno aqui é marcado pelo Liceu. (Pde Mário)”. E quem é aluno, também. “Eu acho legal porque tem bons propfessores, a educação é muito boa, é muito grande, é muito legal (Arthur Barduch)”. O Liceu Coração de Jesus está comemorando 125 anos, de olho num futuro tão bom quanto o passado. A abertura de um Museu, a volta do Ensino Médio em 2011 e a revitalização do bairro, prometem encher o pátio novamente.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: