MVL – Resumo da 1ª Reunião (06.11.2009)

Na noite de 06/11 cerca de 230 pessoas, entre alunos, ex-alunos, pais e professores do Liceu Coração de Jesus, em São Paulo, se reuniram para debater a delicada situação da escola. A reunião foi motivada pela reportagem da Folha de S. Paulo (28/10), que denunciou a perda de alunos por causa da “cracolândia” que cerca a instituição.

A abertura da reunião foi feita pela Profª Vânia Gori, seguida das palavras de acolhida do diretor P. Benedito Spinosa, destacando que irá colaborar ativamente com o Movimento Viva Liceu (“MVL”). O Prof. Walter N. Martinez, um dos mentores do Movimento, leu testemunhos e mensagens de ex-alunos, vindas inclusive de outros países como Estados Unidos e Inglaterra, em adesão ao Liceu.

O ex-aluno Michel Porcino propôs oficialmente a criação do movimento Viva Liceu, enfatizando a importância da participação dos salesianos neste processo de revitalização, bem como a necessidade do compromisso e seriedade dos voluntários do MVL. Em seguida foi aberta a palavra e inúmeras pessoas falaram da importância da educação salesiana em suas vidas e do Liceu como lugar de crescimento dos jovens nos valores humanos. Entre tantos, falaram P. Mario, Professor Marinho, Antero Greco, Rafael (pai de aluno), e outros alunos, ex-alunos e ex-professores. Dina, da associação de moradores dos Campos Elíseos, ressaltou que “não podemos deixar de cobrar as autoridades pela segurança da entorno”. D. Antonia questionou como o Liceu poderia contribuir com a recuperação dos usuários, eventualmente fazendo algum trabalho psicossocial. Thiago do PSOL ofereceu auxílio para contatar deputados e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Carlos, ex-aluno, ressaltou: “O Liceu precisa de alunos. Se cada um aqui indicar o Liceu para um aluno, ano que vem serão mais 200. Vamos iniciar a campanha: Traga um aluno para o Liceu!”. A mensagem que ficou de todos, ressaltada por um ex-professor, foi a de que o LICEU ESTÁ VIVO!

Como resultado da reunião, além da fundação do MVL, foi feito um abaixo-assinado com uma moção para ser entregue ao prefeito de São Paulo; também foi criado um grupo de trabalho na área de marketing, o qual já iniciou discussões, e surgiram propostas de organização de manifestações públicas como abraço ao prédio do Liceu e passeata. Foi iniciado um Concurso para elaboração do logo do MVL e todos os presentes foram cadastrados para futuro contato.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: